domingo, 3 de maio de 2009

Uma viagem pelo Palácio Provincial

O Palacete foi construído em 1867 para ser sede do Tesouro Provinciano

Marinho Ramos

MANAUS - O antigo quartel da policia Militar do Estado do Amazonas está de “cara nova”. Construído em 1867 - quando o Amazonas ainda era uma Província - para ser a sede do Tesouro Provinciano, o prédio faz parte do complexo arquitetônico, que engloba o Colégio Dom Pedro II (Estadual). Localizado em frente Praças Heliodoro Balbi, Ruswelton e Gonçalves Dias, o local já foi sede de várias repartições pública, entre elas, o Liceu de Arte, Biblioteca Pública, Assembleia Provinciana, Escola Normal Superior e Comando da Polícia Militar por duas vezes.

A reforma teve início em 2005, e só foi reinaugurada em 25 de março de 2009. Hoje abriga três museus: o Tiradentes, o Numismática, e da Imagem e do Som (MISAM). A obra é parte do projeto de revitalização do patrimônio público, de iniciativa do governo do Estado.

Uma visita ao palácio é fazer uma viagem no tempo, onde o visitante pode conhecer das artes medievais a contemporânea, das histórias da humanidade do Brasil a do Amazonas. A recepção é feita por uma equipe de guias treinados para explicar qualquer indagação do visitante.

Ao entrar na Pinacoteca, de estilo contemporâneo, o primeiro contato que se tem é com o expressionismo realçado pelo tema principal: a luz. Logo na entrada, o visitante dá de frente com o quadro do último baile na Ilha Funchal (), em preto e branco. A obra é um pouco confuso porque as pessoas não estão muito nítidas, o que dá uma sensação de algo obscura. O artista expressa seus sentimentos na incerteza da passagem do quadro, que destaca a passagem política da Monarquia para a República. Aos poucos pelos corredores, o visitante entrando no mundo das artes.

No museu da Imagem e do Som um pouco da história de Silvino Santos, o pioneiro do cinema no Amazonas. O cineasta português chegou a Manaus ainda criança e é considerado um dos primeiros a trabalhar com a sétima arte no Brasil.
No museu Tiradentes o contato é com as histórias do Amazonas e da Policia Militar. É possível conhecer os armamentos usados na Guerra de Canudos, na Bahia.

O estudo das tribos indígenas que habitavam e habitam as regiões do Amazonas, também está disponível no museu da antropologia. O local mostra a cultura indígena com seus rituais fúnebres e suas urnas funerárias.
O passeio termina no Museu de Numismática, que possui um acervo de 18 mil moedas, das quais apenas oito mil estão expostas para o público por falta de espaço. Quem visita o local conhece a história das civilizações desde o ano 238 a.C. até o Contemporâneo.

Segundo informações da administração do museu, determinadas civilizações, como a grega, já usavam uma tecnologia avançada para fabricar suas moedas. O passeio pelo museu da Numismática encerra com a apresentação do Sistema Monetário Brasileiro, que vai do período Imperial ao atual Sistema Político Republicano.

Um comentário:

  1. Olá pessoal, parabéns pelo lançamento do Blog. Quero acompanhar as matérias e vibrar com cada conquista. Esse momento é muito especial e produtivo para vocês, aproveitem.
    Um abraço e desejo de sucesso.

    Elisângela Medeiros - aluna do 5° período da FBN e operadora de áudio no laboratório da rádio.

    ResponderExcluir