segunda-feira, 10 de maio de 2010

Bastidores do Prêmio Fapeam de Jornalismo Cientifico


Execução do evento teve preparo três meses antes, o que inclui o projeto de criação ao grande momento da entrega do prêmio aos vencedores da disputa

Joyce Belleza e

Raquel Mendonça


Com o objetivo de valorizar a ciência no meio da comunicação foi realizado no dia 29 de abril, o I Prêmio Fapeam de Jornalismo Científico. O evento aconteceu no auditório Eulálio Chaves, no minicampus da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Na ocasião concorriam a prêmios conceituados comunicólogos de Manaus e acadêmicos de comunicação de toda a cidade.

Uma premiação desse porte requer toda uma estrutura organizada. Para isso, Bruno Francisco Xavier, coordenador do núcleo de eventos, revela que para promover uma festa desse nível há uma preparação de, pelo menos, três meses antes. Ele declara que o evento passa pelo projeto de criação, detalhando parte a parte de como fazer para divulgar. “O trabalho começa desde o preparo do projeto básico até o grande momento da entrega do prêmio”, explica.

Parceiros

De acordo Bruno Xavier, toda a infraestrutura de som, iluminação, lugar, decoração, coquetel e demais custos contou com a parceria do Governo do Estado do Amazonas, Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect), Secretaria de Estado de Cultura do Amazonas (SEC), Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Fundação Djalma Batista, Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação (Fucapi), Jornal Diário do Amazonas, Amazon Sat e Portal Amazônia.

Ele relata que todas essas parcerias só foram possíveis por intermédio dos diretores dos órgãos envolvidos. Para os contatos, Bruno diz que “há um jogo de bastidores entre os diretores e isso facilita a captação de patrocínios”.

A equipe de núcleo de eventos conta com sete pessoas: dois designers, três administradores, um jornalista e o coordenador. Entretanto, para a festa, foram solicitadas 30 pessoas devidamente identificadas e estrategicamente posicionadas para recepcionar os convidados e auxiliar na realização do evento.

Confira a matéria sobre o evento e a lista de vencedores no site da Fapeam:
vencedores
Foto:Ricardo Oliveira/Fapeam