quinta-feira, 29 de abril de 2010

INSS humaniza atendimento nas agências

Projeto de humanização pretende melhorar o ambiente de trabalho interno e o atendimento aos segurados que utilizam serviços do INSS

Carla Santos

A equipe do Serviço Social da Gerência Executiva do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) em Manaus está implementando, desde o mês de janeiro, um projeto que tem como objetivo melhorar o ambiente de trabalho e a qualidade dos serviços prestados aos segurados nas 17 unidades de atendimento da capital e interior do Estado do Amazonas.

O Projeto Humaniza, como está sendo chamado, surgiu da necessidade de oferecer melhor qualidade no espaço físico dedicado ao atendimento público. O objetivo é proporcionar um ambiente mais agradável aos servidores e, consequentemente, um tratamento mais digno e eficiente ao segurado.

De acordo com a chefe do Serviço Social do INSS em Manaus, Socorro Vieira, o projeto é desenvolvido pela equipe de assistentes sociais, em parceria com os gerentes das agências da previdência social, com o apoio dos demais servidores lotados na sede da gerência e em cada uma das unidades de atendimento. “Eu não conseguiria trabalhar sozinha, o apoio e a credibilidade depositada pela equipe no projeto foi essencial para o sucesso do mesmo”, disse.

Ambiência e acolhimento

Segundo a chefe do Serviço de Benefícios, e idealizadora do projeto, Vânia Frota, dois aspectos são considerados no processo de humanização proposto: a ambiência e o acolhimento.

No que diz respeito à ambiência, a iniciativa visa o tratamento dado ao espaço físico entendido não apenas como as instalações, mas também, o espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve oferecer atenção acolhedora e resolutiva aos usuários que diariamente buscam os serviços do INSS.

Neste sentido, a Gerência-Executiva Manaus busca tornar mais acolhedor o espaço dedicado ao atendimento, redimensionando placas e cartazes de orientação com o intuito de reduzir a poluição visual. “No que se refere ao público interno, acreditamos que a melhoria da ambientação passa pela mudança de hábitos, a Gerência está implementando, simultaneamente, projeto que propõe ao servidor maior organização de gavetas, armários e a eliminação do que for considerado sem utilidade na execução de suas tarefas”, destacou Vânia.

Ainda segundo Vânia Frota, a proposta de acolhimento está relacionada aos valores e atitudes dos servidores na prestação de um atendimento satisfatório e, no caso de não ser possível solução no âmbito do INSS, orientar e encaminhar o segurado ao setor competente, estabelecendo articulação com estes serviços para garantir a eficácia desses encaminhamentos.

Mudança

De licença prêmio há cinco meses, Regina Souza, é uma das funcionárias que, ao retornar ao trabalho, sentiu a mudança e aprovou o projeto. Ela disse não ter reconhecido o local de trabalho ao voltar. “As plantas, a organização dos papéis, a pintura, sinceramente nunca havia me sentido tão bem durante esses nove anos de trabalho”, disse.