sexta-feira, 23 de abril de 2010

Maneca faz palestra na FBN

As mudanças na legislação eleitoral e as regras para coligação partidária foram os temas da palestra ministrada pelo professor e ex-deputado estadual Manoel do Carmo Chaves Neto

Carlos Rafael


Os acadêmicos do 7º período de jornalismo da Faculdade Boas Novas (FBN) receberam na primeira quinzena deste mês, o professor e ex-deputado estadual Manoel do Carmo Chaves Neto, o Maneca.

Pertencente ao Democratas, Maneca ministrou palestra aos alunos sobre as eleições 2010, a vida política, regras para as coligações partidárias e apresentou o quociente eleitoral para este ano.

O ex-deputado relatou de forma detalhada o percentual que cada candidato precisa para ser eleito e também o número de cada partido e suas participações na política.
De acordo com o matemático, se as eleições acontecessem ainda no primeiro semestre deste ano, seria necessário um total de 64.052 mil votos para o partido eleger o primeiro candidato.

Maneca ressaltou aos alunos suas experiências vividas, uma delas era a vida corrida que levava com tempo cronometrado para todas as suas atividades. “Eu dava aula de manhã, à tarde e a noite. No intervalo da última aula do dia, saía rápido para ir aos treinos do Nacional Futebol Clube, onde eu era presidente, às vezes ainda encontrava tempo para jantar com minha família na própria sede do clube”, destacou.

A partir da palestra, os acadêmicos da FBN puderam esclarecer suas dúvidas quanto à rotina de um político.

Segundo Carla Santos, eles perceberam que nesse meio há muito trabalho a se fazer. “Deu para notar que a vida política não é só terno, gravata e glamour. Pelo que o professor Maneca falou, é muito mais que isso”, disse a aluna.

A palestra de Maneca fez parte das atividades da disciplina Redação Jornalística III, ministrada pela professora Jonária França. Ao final, os acadêmicos tiveram de fazer matérias para televisão como prática da disciplina.