quarta-feira, 26 de maio de 2010

AM pode ganhar Vara Especializada em Defesa do Consumidor


Manaus - A exemplo dos Estados da Bahia, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pará e Maranhão, o Amazonas pode ganhar uma Vara Especializada em Defesa do Consumidor.

Na tarde de terça-feira (25), o deputado estadual Marcos Rotta (PMDB) solicitou ao presidente do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJ/AM), desembargador Domingos Chalub, a criação de uma Vara Especializada em Relação de Consumo.

O encontro do deputado com o desembargador ocorreu na sede do TJ/AM, atendendo a um pedido do próprio Chalub. Diante da reciprocidade, o desembargador garantiu que vai submeter à proposta do deputado ao pleno do TJ/AM para que seja criada a resolução de conclusão de um texto legal.

“A criação de uma vara especializada em direito do consumidor é um sonho antigo. E a concretização desse sonho vai beneficiar a todos os amazonenses, uma vez que isso poderá agilizar os trâmites legais de cada processo”, afirmou Rotta.

De acordo com Chalub, a ‘cobrança’ do deputado em relação à instalação de uma vara especializada é muito válida. “Vou desenvolver isso junto ao pleno do tribunal”, garantiu o desembargador.

Ainda durante a reunião, Chalub propôs algumas ações relacionadas ao direito do consumidor e que estão sendo aplicadas em todo o país, conforme tomou conhecimento no Congresso Nacional de Magistrados, ocorrido em Florianópolis (SC).

Informações e foto: ASCOM/Marcos Rotta

terça-feira, 25 de maio de 2010

Expocom 2010 seleciona 14 trabalhos da FBN

A FBN é a instituição de Manaus com maior número de trabalhos aceitos no Intercom Norte

Eustáquio Libório

Manaus - A realização do IX Congresso de Ciências da Comunicação do Norte, a Expocom 2010, que vai ocorrer entre os dias 27 e 30 de maio, em Rio Branco (AC) terá, pela segunda vez, a participação da Faculdade Boas Novas (FBN). Os universitários vão apresentar 14 trabalhos de pesquisa em comunicação social. Do Amazonas também estarão presentes a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e o Centro Universitário do Norte (Uninorte).

Para o coordenador do curso de comunicação social da FBN, professor Jimi Aislan, o evento patrocinado pela Sociedade de Estudos Interdisciplinares em Comunicação (Intercom) é uma das melhores oportunidades para os acadêmicos da área aprimorar conhecimento e apresentar trabalhos de pesquisa, assim como fazer intercâmbio com universitários de outros Estados.

Aislan está otimista quanto à expectativa dos resultados para a FBN. “Espero que tenhamos pelo menos 14 premiações na Expocom Norte”, brincou Jimi Aislan durante reunião com os estudantes da FBN que vão participar do evento no Acre e que funcionou como uma prévia para subsidiar de informações os acadêmicos da FBN sobre o encontro de universitários.

Trabalhos

Os trabalhos a serem apresentados pelos estudantes da Faculdade Boas Novas são “Questões da Amazônia”, documentário para TV, por Jéssica Valéria, do 5º período de jornalismo. Do mesmo período e curso vão apresentar trabalhos Alessandro Bandeira, com o programa de rádio sobre a “Voz da Panair” e a radionovela “Auto do boi-bumbá”, enquanto Jaíze Alencar defenderá o documentário “Expansão Desordenada” e Eustáquio Libório vai apresentar o boletim impresso de jornalismo utilitário “Feira da Manaus Moderna”.

Com maior número de trabalhos para defender ficou a universitária do 3º período Alice Pacó. Ela vai apresentar o “Portal da Ciência”, iniciativa da FBN de produção e divulgação de jornalismo científico; a crônica “Última Flor do Lácio”; a produção e ensaio fotográfico sobre “Carvoeiros de Manaus”.

O universitário Héber Augusto de Vasconcelos Dias, do 7º período, tem sob sua responsabilidade mostrar duas produções: o documentário para rádio “A Era dos Jingles” e o radiojornal “Jornal Humor”, enquanto Adriana Teixeira Araújo defenderá
o documentário de vídeo “Um Deserto na Selva” e o blog “Jornalide”. Glória Raquel Cavalcante de Mendonça, também do 7º período, tem a incumbência de apresentar o jornal impresso “Comu”.

O coordenador Jimi Aislan disse que o crescimento na qualidade e na quantidade dos produtos desenvolvidos pelos professores e estudantes de comunicação social da FBN justifica seu otimismo quanto aos resultados na edição deste ano da Expocom.
Para o universitário Héber Vasconcelos Dias, a equipe da Faculdade Boas Novas tem potencial para ser premiada, mas não está no clima de “já ganhei”. “É aproveitar a oportunidade de concorrer com colegas em nível profissional e acreditar em nosso potencial”, afirma.

A Ufam vai defender seis trabalhos e os estudantes da Uninorte têm o mesmo número para apresentar. Na região Norte só está à frente da FBN a Universidade Federal do Pará (UFPA) que teve 17 trabalhos aprovados.