domingo, 3 de maio de 2009

Artesanato de Novo Airão recebe prêmio do Sebrae


O artesanato da Fundação Malaquias, de Novo Airão, conquistou o mundo e está entre as cem melhores do Brasil

Kessia Cristina Cabral Fonseca

NOVO AIRÃO (AM) - O artesanato de Novo Airão caiu no gosto do estrangeiro. O município já exporta produtos confeccionados manualmente para países como Suíça, França e Estados Unidos e já começa a colher o reconhecimento do trabalho. Recentemente a Fundação Almerinda Malaquias – uma espécie de escola de artesanato – conquistou o prêmio Sebrae Top 100, que premia as melhores produtoras de artesanato do território nacional. O troféu é motivo de orgulho entre os moradores.

De acordo com o presidente da Jean Daniel Vallotton o prêmio da Fundação foi por meio do projeto Nova Arte, que ensina os artesãos a trabalhar com os materiais disponíveis na natureza, transformando-os em produtos ‘tipo exportação’.

Exportação
O município é conhecido mundialmente pela produção e exportação de artesanato confeccionado a partir de resíduos de madeira das serrarias, estaleiros navais e de restos abandonadas pelos madeiros nos ramais espalhados na cidade. Os responsáveis pelo desenvolvimento econômico da região já vêem o artesanato como pólo econômico sustentável em Novo Airão.

“É um desafio encontrar alternativas de geração de renda para os 14.630 habitantes porque o município está localizado em uma área onde a política de uso de recursos naturais é restrita e regularmente fiscalizada pelo Ibama (Instituto Brasileiro de Recursos Naturais Renováveis). É preciso saber usar com responsabilidade nossa matéria-prima”, afirmou Vallotton.

Novo Airão possui área de preservação ambiental como Parque Nacional do Jaú, a Estação Ecológica de Anavilhanas, Parques Estaduais e a reserva indígena de Waimiri Atroari.

Educação
O sueco Daniel Vallotton está há 26 anos em Novo Airão. O trabalho dele a frente da Fundação Malaquias, segundo reforçou, é a busca de soluções econômicas, sócias e ambientas nas margens do Rio Negro, além de promover educação e programas de capacitação profissional com foco no empreendorismo.

Na Fundação são desenvolvidos programas como Ateliê das Crianças, Pro-Futuro e
Escola Silvestre, onde os participantes aprendem como produzir peças artesanais, sustentabilidade, postura adequada para cuidar do patrimônio natural, econômico e social, bem como os valores humanos e a relação do homem e a natureza.
A Nova Arte é a associação criada pela Fundação Malaquias. Ela é formada por 50 artesãos autônomos, todos formados nos programas de capacitação. O projeto recebe apoio da Fundação, que organiza vários cursos específicos para aperfeiçoar a qualidade e a produtividade dos artesãos.

Prêmio Top 100 do Sebrae
O prêmio tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por artesãos de todo o País, selecionando as 100 unidades produtivas mais competitivas do Brasil. Estética, arte e cultura são importantes para a confecção de peças artesanais, porém, o que diferencia o Top 100 de Artesanato da maioria dos prêmios é o fato da avaliação ir além destes requisitos e levar em conta processos produtivos com foco no mercado. São avaliados 11 quesitos, entre eles, o grau de inovação dos produtos, adequação econômica dos produtos, adequação ergonômica dos postos de trabalho, adequação ambiental; a eficiência produtiva e adequação cultural.

Nenhum comentário:

Postar um comentário