quarta-feira, 22 de abril de 2009
Acadêmicos de Jornalismo da FBN fazem visita técnica a Novo Airão
Adriana Araújo
NOVO AIRÃO (AM) - Enquanto muita gente descansou no feriado prolongado da Semana Santa, os acadêmicos do 7º período de Jornalismo da Faculdade Boas Novas (FBN) “suaram a camisa”. Eles passaram o feriado elaborando pautas e produzindo matérias jornalísticas sobre o município de Novo Airão, a 105 quilômetros de Manaus por via terrestre. A visita técnica aconteceu no período de 10 a 12 de abril e fez parte de uma atividade prática da disciplina Webjornalismo, ministrada pela professora Jonária França.
Um total de oito acadêmicos participou da atividade. O diretor de redação do Jornal do Commercio (de Manaus), Eustáquio Libório e coordenador de laboratório da FBN, Dan Lúcio Reis, também integraram a equipe. Durante os três dias os universitários produziram diversas matérias para este blog e para um telejornal laboratório da disciplina Telejornalismo, ministrada pela professora Daniele Gama.
Entre os assuntos abordados está o potencial turístico da região, a prática da piscicultura e a produção de artesanato, principais atividades econômicas de Novo Airão.
Objetivo
De acordo com a professora Jonária França, a atividade teve o objetivo de aproximar os acadêmicos da realidade do município e mostrar como funciona, na prática, o dia a dia de um repórter. “Como futuros jornalistas eles precisam viver a prática e ter a experiência de produzir suas próprias matérias. Uma atividade como esta possibilita esse conhecimento, dá a idéia exata de como é feito o trabalho jornalístico e ainda prepara os alunos para uma realidade fora da sala de aula”, afirmou.
A FBN disponibilizou equipamentos como, câmeras fotográficas, câmeras de vídeos e microfones para a produção das matérias para a TV e a prefeitura de Novo Airão deu todo suporte necessário para a estadia dos alunso.
A acadêmica Estefânia Ruis, conta que a viagem além de servir como atividade acadêmica, ainda possibilitou a eles, agregar conhecimento e adquirir experiência. “O bom de participar de uma viagem como essa é a oportunidade de conhecer mais sobre os municípios do Amazonas e principalmente, colocar em prática o que aprendemos em sala de aula”, entusiasmou-se.
Visitas
Os acadêmicos visitaram locais como o Centro de Atendimento ao Turista (CAT), Associação dos Artesãos de Novo Airão e o Flutuante Leão da Amazônia, que também é um ponto turístico do local. Entre as visitas e passeios realizados, eles tiveram a oportunidade de conhecer dois dos maiores atrativos turísticos da cidade: o arquipélago de Anavilhanas, um dos maiores do mundo, com mais de 400 ilhas e os famosos botos cor-de-rosa. Na ocasião, os estudantes alimentaram os animais e aproveitaram para fazer da visita, um momento de descontração em meio à produção da monografia.
Na opinião da acadêmica Kamila Mendes, a atividade foi uma oportunidade única para todos que participaram. “Nunca estive tão próxima de botos, nem tampouco tive a chance de alimentá-los. Essa experiência é singular. Tivemos a oportunidade de fazer valer o que aprendemos em sala de aula e, principalmente, conhecer as aventuras que um repórter passa diariamente”, comentou Kamila.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Olá miga!
ResponderExcluirDorei sua materia, fikei emcionada...!
PARABÉNS!!!
Raina
Bjs!